Semana do Cooperativismo é aberta em Dourados
Por André Farinha Publicado 26 de junho de 2017 às 11:00
O evento contou com a presença de autoridades, lideranças cooperativistas e políticas, que foram recebidas pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis

Foi aberta na última sexta-feira (23), na cidade de Dourados, a XI Semana do Cooperativismo. O evento contou com a participação de mais de 700 pessoas, entre autoridades políticas, lideranças cooperativistas e empresários que foram recebidas pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, entidade responsável pela organização da Semana.

Na solenidade, o presidente apresentou números do cooperativismo no mundo e em Mato Grosso do Sul. Após a abertura, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, lançou o Procoop (Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul).

“Há dois anos o governador Reinaldo disse que o cooperativismo era importante para a nossa economia e nos solicitou um programa para fomentar esse modelo econômico. O Procoop é uma ação conjunta do governo com a OCB/MS, pois conhecendo melhor o cooperativismo aprendemos que o melhor é sempre fazer juntos”, declarou o secretário.

Presente no evento, Reinaldo Azambuja disse que “vivemos a maior crise econômica no Brasil e o MS foi um dos poucos Estados que conseguiu produzir e o cooperativismo contribuiu com isso, pois é um modelo de negócio viável para diversas atividades e temos que fomentar cada vez”, declarou.

Também durante a abertura da Semana, aconteceu o lançamento do livro “tributação das sociedades cooperativas”, escrito pelo advogado Guilherme Frederico de Figueiredo Castro, e a entrega do certificado de Responsabilidade Social para 12 cooperativas que participaram na modalidade: Arrecadação de Alimentos do XXIII Ticoop (Torneio de Integração Cooperativismo).

Para encerrar a noite, Roberto Rodrigues proferiu a palestra “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro – Cenários do Cooperativismo Contemporâneo”, onde apresentou um panorama geral do mundo com as mudanças políticas. “O cooperativismo se apresenta como uma alternativa viável economicamente e possível sustentável”, resumiu o palestrante.