Justiça mantém bloqueio de bens de Olarte e secretário de Campo Grande
Por Redação Publicado 11 de julho de 2015 às 11:02

Decisão do juiz José Ale Ahmad Netto, da 2ª Camara Civel do Tribunal de Justiça de Masto Grosso do Sul (TJ-MS), manteve o bloqueio de bens do prefeito de Campo Grande, Gilmar  Antunes Olarte (PP) e do secretário de de Administração do município, Valtemir Alves de Brito. O despacho com a decisão data do dia 6 de julho.

O bloqueio foi determinado a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), no dia 24 de junho, pelo juiz Marcelo Ivo de Oliveira, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, em ação civil pública que apura suposta improbidade administrativa com a contratação de funcionários fantasmas. A medida também afetou outros três supostos funcionários fantasmas.

Netto manteve o bloqueio dos bens negando o agravo de instrumento impetrado pelo advogado do prefeito e do secretário, Jail Benites Azambuja. O recurso pedia a liberação total dos bens ou pelo menos das contas bancárias, dos veículos e de imóveis dos dois. Em nota, o advogado informou que ingressou nesta sexta-feira (10) com um novo recurso, um agravo regimental que deverá ser analisado pelo colegiado da segunda câmara cível do TJ-MS.

Conforme a decisão do juiz de primeira instância, foi decretada indisponibilidade dos bens do prefeito e secretário até o valor de R$ 148.816,95. A ação civil pública foi protocolado pelo MPE no dia 20 de maio deste ano.

Investigação
Os investigadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) seguiram alguns funcionários da prefeitura em 2014. Com isso, descobriram que os servidores se dedicavam a atividades particulares no horário em que deveriam trabalhar e não cumpriam a jornada de trabalho. Essa situação materializa ato de improbidade administrativa previsto na Lei 8.429/92.

Na época da divulgação de escutas mostrando o prefeito negociando a contratação de servidores fantasmas, Olarte garantiu que não tinham funcionários fantasmas na prefeitura de Campo Grande e se fossem descobertos seria exonerados.

Fonte: Do G1 MS com informações da TV Morena

Câmara Municipal CG Na última quinta-feira (14), o vereador Maicon Nogueira se reuniu com a prefeita Adriane Lopes e empresários do setor de tecnologia da Capital. O objetivo do encontro foi aproximá-los do poder público, promovendo uma agenda conjunta para o desenvolvimento e o posicionamento do município como um polo de referência em tecnologia e inovação. “Foi um momento importante, onde debatemos com o Executivo Municipal as possibilidades da criação da proposta que honre o nosso projeto, de redução a alíquota de 5% para 2% para todo o setor de tecnologia. A prefeita compreendeu a importância do tema e colocou toda a sua equipe, Secretaria de Fazenda, de Governo e de Administração à disposição”, destacou o vereador Maicon Nogueira, autor do projeto de Lei que dispõe sobre a Concessão de Isenção Total do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, para empresas Startups e de Tecnologia. Ainda de acordo com o parlamentar, durante a reunião foi apresentado uma Comissão, que vai se debruçar, nos próximos dias para construir uma proposta viável para ser encaminhada à Câmara Municipal. “Fico muito otimista com essa possibilidade, pois é um momento histórico para o setor e tenho certeza que nos próximos meses, vamos ajustar um texto, que seja bom para o Executivo, Legislativo, empresários e mais ainda para o futuro de Campo Grande”, disse Maicon. INVESTIMENTO Carlos Pael, representante da Nota Control Tecnologia explicou que a reunião é uma oportunidade do Executivo Municipal ouvir as demandas da categoria. “Estamos há mais de 30 anos e é a primeira vez que sentimos essa abertura do Executivo Municipal em ouvir o empresário e abrirem as portas. Viemos apresentar o que esperamos do município para reinvestirmos em Campo Grande, diminuindo custos e facilitando nosso trabalho. A redução da alíquota do INSS traz um grande impacto, pois o valor economizado será investido no próprio setor, como melhores contratações e melhores salários”, exemplificou. Para Gabriel, da Ganso Sistemas, que está no mercado há aproximadamente 26 anos, a iniciativa fomenta o mercado, atrai novas empresas e gera empregos para a população. “Parabenizo a coragem do vereador Maicon Nogueira e a prefeita, em se disponibilizar a fazer esse marco e avanço para o setor”, finalizou. Assessoria de Imprensa do Vereador